Longe da comédia desde o fim de "Toma Lá, Dá Cá", de 2009, Fernanda Souza está rindo à toa e promete fazer muita gente gargalhar com ela.
Com megahair e roupas espalhafatosas, a atriz vive a expectativa de voltar a "Malhação", que estreia nova temporada nesta segunda-feira com uma trama que tem como foco a família e é estrelada pelos novatos Bianca Salgueiro, Hanna Romanazzi e Gabriel Falcão.
Na pele de Bernadete, Fernanda vai fazer de tudo para subir ao altar com Caetano (Paulo Betti), homem rico e mais velho que traz na bagagem duas filhas e uma ex-mulher – por quem ainda é apaixonado.
"Bernadete é verdadeiramente apaixonada por ele e faz de tudo para ser aceita em seu universo. É uma personagem divertida, engraçada, leve e todos são apaixonados por ela. Ela se dá bem com todo mundo, inclusive com a família do Caetano", defende a atriz.
Fernanda, que já participou da novelinha adolescente como Helô, entre 2000 e 2001, conta que o frio na barriga é parecido com o de qualquer estreia. "Tem um gosto diferente participar agora. Apesar de ter o mesmo nome, a cada ano 'Malhação' é de um jeito", diz.
Se na ficção ela precisa se esforçar para conquistar o partido que deseja, na vida real o casamento com o cantor Thiaguinho já está garantido. "Vamos fazendo tudo bem devagar. Sempre damos um jeito de nos encontrar. Quando eu estou gravando, ele vem mais para o Rio de Janeiro. Se estou mais tranquila, vou a São Paulo. Já estamos acostumados com essa vida corrida porque sempre foi assim", conta.
Para o papel de nova rica, a atriz aprendeu até a jogar golfe: "Isso é coisa de gente rica, né!? Eu e o Paulo (Betti) aprendemos a jogar. Na primeira cena, tinha de mandar uma bola longe, o que é muito difícil. Mas consegui e ainda arranquei um elogio do meu instrutor".
Mas que ninguém confunda sua personagem com uma menina que só quer subir na vida. "Ela não é periguete e não está com ele pelo dinheiro. Ela o ama de verdade", garante.
A atriz acredita que as pessoas ainda veem problemas em casais de idades diferentes. "O preconceito sempre vai estar ali. Nosso papel é diminuir isso", alerta a atriz.
Para fisgar de vez o namorado, Bernadete vai investir na sensualidade. Tinha até cena de calcinha e sutiã programada, mas foi cortada. "Estava preocupada porque não fico à vontade. Mas, por causa do horário, não rolou", explica a atriz, que investe em alimentação saudável e exercício para manter a boa forma física.
Peça contará trajetória da atriz e apresentadora
Com 29 anos, Fernanda Souza não quer diminuir o ritmo de trabalho. Além das gravações de "Malhação", a atriz está envolvida nas filmagens de "Muita Calma Nessa Hora 2", sequência do filme de Bruno Mazzeo, e preparando um espetáculo especial sobre os seus 25 anos de carreira. Quase uma veterana, apesar de jovem, a atriz que começou a carreira na TV no "X-Tudo", da TV Cultura, e como atriz em "Chiquititas", em 1997, conta o que ainda falta interpretar. "Quero fazer uma vilã", afirma ela, que elege suas malvadas favoritas: "A Laura (Cláudia Abreu), de 'Celebridade', e a Carminha (Adriana Esteves), de 'Avenida Brasil'. Elas estavam maravilhosas em seus trabalhos", opina a atriz, acostumada a papéis de boazinhas.
Nas comemorações dos 25 anos de carreira, Fernanda promete contar tudo: "Vou fazer a peça 'Meu Passado Não Me Condena' para falar sobre minha vida", adianta ela.